‘ANIMAIS NOTURNOS’ | FILME DA SEMANA

A minha recomendação dessa semana é ‘Animais Noturnos’ (Nocturnal Animals) que tem direção e roteiro de Tom Ford (bonitão, estilista, diretor, roteirista e produtor provando pra gente que dá sim pra querer ser muita coisa nessa vida). Um Drama/Thriller que apresenta três histórias num ritmo bastante tenso e de forma super competente, já que a gente nunca se perde nesses saltos. Acompanhamos Susan (Amy Adams) no presente quando recebe um rascunho o livro ‘Animais Noturnos’ escrito pelo seu ex-marido Edward (Jake Gyllenhaal), a história contada neste livro e alguns flashbacks do seu passado com ele.

O filme trata de assuntos como a produção e frustração em processos de artistas, de solidão, do passado visto do ponto de vista do presente, de relacionamentos amorosos e familiares. Fala da projeção sobre as nossas memórias e os questionamentos das nossas escolhas. Parece muito assunto – e pensando agora eu acho que é ainda sobre muito mais – mas a montagem é dinâmica e, como as três narrativas são super interessantes, tudo flui de uma maneira muito envolvente.

A Direção de Fotografia ajuda a contar a história deixando os ambientes com luzes pontuais, quase sempre escuros, e os personagens enquadrados muitas vezes distantes e solitários. E por fim, mas não menos importante a Direção de Arte – Cenário e Figurino – que está incrível. O que chama a atenção é que em cada uma das três porções o conjunto acompanha o clima e o tema das três narrativas. Seja no passado mais nostálgico, no presente glamuroso e rico mas muito vazio e frio e a história do livro com um clima empoeirado, sujo.

Acredito que o que seja bastante dolorido (e onde a gente se reconhece nos personagens) é na angústia do presente sobre as decisões e caminhos do passado e como a gente se sente responsável não só pelo quanto nossas escolhas influenciam na nossa própria vida mas na vida das pessoas ao nosso redor.

Já assistiu? Gostou? Me conta que eu adoro conversar.

Comentários

Comentários

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *